segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dança e Esporte





Pular deitar e rolar fazem parte do jogo da capoeira. Não escapa se quer um músculo sem ser trabalhado ao ritmo do berimbau do atabaque e do pandeiro. Desenvolvem aspectos motores, passa noções de disciplina canaliza a agressividade.
Esse jogo conquista pai, mãe e a garotada: tem música que brasileiro nenhum dispensa; a seqüência dos movimentos parece uma dança e faz bem para a mente. Além disso pode ser a "senha" para despertar o interesse de seu filho por esporte.
Dos tempos da escravidão pra cá, muita coisa aconteceu no mundo da capoeira, foram crises proibição, liberação, perseguição e etc ... Atualmente a capoeira é reconhecida e praticada mundialmente por um número muito grande de pessoas. 

Danças afro-brasileiras


  • baiano/ baião-de pares 
  • bambelo ou coco-de zambê-de roda bate-baú-de roda
  • batuque-de-fileira
  • calango-de-pares
  • carimbó-de-roda
  • caxambu-roda
  • frevo-individual
  • jongo-de-roda
  • lundu-de-pares
  • macunlelê-de-fileira
  • mineiro-pau-de-pares
  • pagode de amarante de fileira
  • partido-alto-de-roda
  • samba-de-roda
  • tambor-de-crioula-de-roda.




- Regional -
Este foi adaptado pelo brasileiros sendo assim o mais praticando hoje em dia. Seu modo de dança é mais agressivo, sendo comparado muito mais com uma arte marcial do que uma dança.


- Capoeira -


A palavra capoeira não é Africana, como se costuma pensar. Ele vem do tupi, kapueira, e possui dois significados - mato rolo ou roçado ou um cesto ou gaiola para carregar animais e mantimento.
Os historiadores falam sobre o berço da capoeira, que pode ser rural ou urbano.
Uns enxergam seu nascimento no campo, entre grandes plantações de cana e engenhos de açúcar onde as clareiras abertas no mato serviriam de canal para fuga dos escravos e espaços para o lazer. 

Dança do Congo - É uma dança teatralizada que tem lugar na gravana, ao ar livre, realizada durante as festas religiosas e populares. Cada grupo de Dança do Congo é constituído por uma seção musical (três ou quatro tambores, flautas e canzás) e um número variável de figurantes, todos eles hábeis dançarinos: o capitão congo, o logozu, o anju môlê (anjo que morreu), o anju cantá (anjo cantador), o opé pó (figura que executa diversas acrobacias), ulogi o feiticeiro, o zuguzugu (ajudante de feiticeiro), três ou quatro bobos, o djabu (diabo) e dez a dezoito soldados dançarinos.


Ússua - Dança de salão, de grande elegância (uma espécie de mazurka africana), em que os pares são conduzidos por um mestre de cerimônias, ao ritmo lento do tambor, do pito doxi (flauta) e da corneta. Todos os dançarinos usam trajes tradicionais: as mulheres saia e quimono, xale ou pano de manta; os homens trazem chapéus de palhinha e usam no braço uma toalha bordada (que serve para limpar o suor do rosto).


Dexa - Típica da ilha do Príncipe de raízes angolanas. Ao ritmo de um tambor e de uma corneta, diversos pares executam danças de roda. As letras são quase sempre humorísticas, e implicam uma réplica da parte do visado. A dexa é dançada durante horas inteiras, apenas com ligeiras modificações.


Puita e  D'Jambi - Provavelmente com raízes angolanas, a puita é uma dança fortemente erótica, em que o tambor avança de forma frenética, obsessiva, sensual, pela noite dentro. Homens e mulheres formam filas indianas e, à mistura com alguns semi rodopios, fazem entrechocar os corpos de forma sexualmente explícita. Quando um parente deixa este mundo é de praxe executar-se uma puita em sua homenagem. A falta de cumprimento a este ritual pode ocasionar desventuras na família. Mas a puíta é tocada em muitas outras ocasiões, sendo uma das formas de música mais populares em São Tomé.


Bligá  - É um misto de dança e jogo lúdico, em que a destreza e o vigor fisico se aliam a uma sofisticada corporalidade e gestualidade que fazem por vezes lembrar certas artes marciais orientais. O bligá (que significa brigar) foi certamente, tal como a capoeira no Brasil, um modo de os escravos exercitarem uma arte de autodefesa sem que as autoridades disso se apercebessem.


Socopé - Os grupos de socopé são sociedades musicais com estandarte e fardamento próprio, organizadas segundo uma rigorosa estrutura hierárquica, que vai do Presidente aos sócios (os "membros" e as "membras"). As músicas têm um ritmo bastante lento, quase em tom de lamento, e os textos servem na maior parte das vezes para expor os principais problemas da comunidade ou para fazer crítica social ou de costumes.


Cabetula - Estilo de dança executado na região de Luanda em ocasiões festivas mas propriamente no período carnavalesco, por essa razão por vezes é conhecida como a dança do Grupo Carnavalesco União mundo da Ilha.


Stleva e Tlundu - O stleva e o tlundu são as únicas representações teatrais musicadas que não acontecem durante a gravana.


Sungura - Dança usual entre os povos da região sul de Angola (região do Huambo e Bié), também executada em cerimónias e rituais tradicionais, normalmente dançado em grupo.


Dança de Salão - As danças de salão, mais conhecida por Kizomba, é uma dança executada preferencialmente em festas e cerimoniais, alias, Kizomba significa festa. Começou a ser executado nos Centros Recreativos e Culturais dos subúrbios luandenses e praticado nos primórdios por dançarinos profissionais no tempo colonial (tendo se generalizado nos dias de hoje), provavelmente entre as décadas de 60 e 70. 

Por Victória Assis :)

25 comentários:

Unknown disse...

Muito bom,mas poderia ter mais exemplos de esportes =)

jennifer disse...

poderia ter mais exemplos de esportes

Klopituso disse...

Cadê os esportes ?

Unknown disse...

CADE O ESPORTE?CADE?HEIN?CADE?

Usuário 1 disse...

E os esportes?

Unknown disse...

Cada os esportes?

Unknown disse...

Tbm acho,eu na verdade estava procurando por espotes

Unknown disse...

justo o esporte pensa

Unknown disse...

cade os esportes?

Unknown disse...

E os Esportes????

Unknown disse...

esportesssss cadeeeeee???????

Unknown disse...

por acaso eu pesquisei sobre merda de danca porra eu quero saber sobre os esportes cadeeeeeeeeeee??????????????????????????????????

Unknown disse...

cade o esporte?

Unknown disse...

Cade os esportes?

Unknown disse...

eu pesquisei pra nada

Unknown disse...

cade o espote???

Unknown disse...

só a um esporte que é a capoeira

Unknown disse...

nem havia percebido que não tinha esportes, pois o que eu estava procurando mesmo era a dança.

Unknown disse...

agora que li melhor percebi que eles falaram dos movimentos usados na danças,o que exercitem e essas coisas

Unknown disse...

tipo a capoeira, a capoeira é uma dança misturada com artes marciais e alguns esportes

Juuh Morais disse...

Pesquisei esportes e apareceu isso? Cadê os esportes que consta no título do texto?

Unknown disse...

Vc poderia me falar outro esporte??? Além da capoeira ou descrever!!!

Unknown disse...

Quero respostas não vou ficar aqui esperando a boa vontade desse site cadê??????

gabriel disse...

cadeeeeeeeeeeeeeeeeee os esporte pohha

Unknown disse...

E o esporte que é bom? Nada...

Postar um comentário